Depois de cem anos, solidão - Tânia Souza

  Depois de cem anos, solidão

     Depois de ler por cem anos, de solidão sou tocada. Fecho as janelas, é o fim da viagem. Quando olho ao meu redor, percebo que acabei de chegar. Tudo o que vejo, conheço e vivo, de repente parece-me tão novo e claro. E apesar das sombras, sinto o sol ardendo em mim.
     Prossigo no novo caminho, a mata fechada ferindo os espaços, mas não posso deter-me. Livro-me dos galhos e do verde, e finalmente em um pequeno povoado. Ao longe, meus olhos se enchem com o que descubro: é um menino brincando com um peixinho dourado. Decido continuar, e apesar das sombras, sinto um sol ardendo em mim.
     Prossigo e no meu caminho, uma criança de olhos grandes e assustados não conseguiu evitar que eu a visse a comer a cal de uma casa. Cal, estranheza tão familiar... Seus dentes devoravam e eu podia ouvir seu ruidoso mastigar junto a tão inocentes olhos. Fome. De que? A memória tenta enganar-me, mas ainda me perco... Tenho fome também.
     Apesar da sombra, o sol. Sigo descobrindo em cada canto um re-conhecer, enlevo e medo. E os sons aumentam em fúrias, que barulho-canção é este? E ao longe vejo chegando, pressa e ânsia; urgente e garboso militar, escoltas de soldados. Uma velha melancólica o fita, onde estava que não a via? Esteve sempre comigo tão plena de histórias e dores? Os olhos vagos, vazios, me lembram alguém... Quem? Não sei, não importa, seria impossível. Ou seria, neste descaminhos tudo é tão novo, tão a espera de ser visto? Parada diante de uma bela casa, sem sombras, apenas sol. O cenário ao meu redor começa a mudar, ouço estranhos e amigos sons. Pobre de mim, quem sou? Sei apenas que o vento me arrasta, giro cada vez mais rápido e já não posso nem quero fugir.
     — Maconndoo!— Sussurram-me os ventos do tempo.
     —..... Macondoo!
     Aurelianos, Ursulas e Remédios por toda parte, entranhados em mim, no meu sangue, Márquez me arrasta, em minha alma entranhado. Já não sei quem sou, quem fui. Não importa, tudo o que quero é sentar-me a sombra do velho castanheiro e conversar com o senhor que ali vejo. O vento agora aumenta, todos se afastam de mim, e sou levada, para qual caminhos não sei, mas sinto  Rebeca mastigando furiosamente a cal dentro de mim e  todo um ciclo se fechando, lentamente, meu próprio ciclo a se encerrar... e apesar das sombras, o sol.

Tãnia Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve garota, saudade boa essa, depois desse post, vou reler o mestre Gabo!!!

Gilberto

Licença de uso do conteúdo deste blog

Creative Commons License Este Blog e os textos aqui publicadoes estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.